quinta-feira, fevereiro 16, 2012

LIÇÃO DA HOLANDA NA FEIRA DE ARTE DE MADRID


A Holanda tem sido um paraíso para os artistas, os de dentro e os de fora. Bem apoiada pelo Estado, com meios de acolhimento e trabalho excepcionais, mais uma vez esse país nos dá a ver em Madrid (Feira de Madrid) o produto qualificado desse investimento. A obra aqui presente, cuja técnica ainda não vem garantida nas notícias, vai ao fundo da tradição pictórica da Holanda e mostra como a representação, seja ela qual foi, pode ter esta força de testemunho e a grandeza serena das mensagens que nos lega.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

DEPOIMENTO SOBRE A ACTUAL CRISE EUROPEIA

Angela Merkel

CITAÇÃO

Num acutilante texto que publicou no «Diário de Notícias» de hoje, António Catita exorta o leitor a recordar exemplos passados e lamenta o comportamento da Alemanha no contexto da actual crise europeia:
«Não nos basta o que a Alemanha, a besta nazi, causou de terrível em quase toda a Europa; não nos basta o perdão das dívidas de guerra, para que ela pudesse reerguer-se; não nos basta o mau exemplo de não cumprir os acordos de paz e de se rearmar entre as duas grandes guerras; não nos basta outro mau exemplo, o de não ter cumprido, já na UE, o défice limite fixado. Agora fala em solidariedade e em dispor-se a ajudar a Grécia. Mas que hipocrisia. Como se ajudam parceiros europeus, que tanto fizeram o mundo evoluir, impondo-lhes empréstimos a juros usurários e a queda no empobrecimento e na indignidade? Que retrocesso. E quanto à Madeira (e ao continente, podia também acrescentar), ela tem razão Mas erros, todos, afinal, cometem. Há é que seguir em frente, sempre em conjunto, obedecendo a regras equilibradas de apoio, controle e supervisão, e fazendo funcionar direitos e deveres. Só assim a Europa e a própria Alemanha se podem
salvar.
10.02.2012 António Catita, Lisboa